Como funciona o Pronatec

Deseja ter acesso a educação e se qualificar através de um curso técnico profissionalizante gratuito? Conheça o programa Pronatec que tem oferecido a jovens e adultos de baixa renda, a oportunidade de se profissionalizar e conseguir um lugar no mercado de trabalho.

O que é Pronatec

Nos últimos anos, a oportunidade para educação e qualificação de jovens e adultos de baixa renda tem crescido, são diversas as vagas no Pronatec para atender a população.

As chances de conseguir estudar após a conclusão do ensino médio aumentaram devido ao programa Pronatec que oferece cursos técnicos.

Criado pelo governo federal no ano de 2011 e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem como objetivo aumentar a capacitação profissional de jovens e adultos de todo o país, democratizando o acesso desses cidadãos à educação técnica profissionalizante para ampliar as vagas e oferecer cursos gratuitos através do Pronatec.

O pronatec é um meio de melhorar o ensino público e oferecer oportunidades aos alunos das escolas públicas e que frequentaram o EJA (Educação de Jovens e Adultos) com cursos que possuem a duração mínima de um ano.

Como funciona o programa

Para participar do programa Pronatec e concorrer à vaga de um curso técnico ou profissionalizante, é necessário realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e entrar em contato com as instituições participantes que são cadastradas no sistema do Pronatec.

Vagas no Pronatec através do Enem

A principal maneira de obter a tão desejada vaga para um curso técnico no Pronatec é pelo SisuTec ( Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e tecnóloga).

O SisuTec é um sistema que foi desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) para realizar a união de instituições privadas com as públicas que disponibiliza cursos para pessoas que desejam a qualificação profissional.

Esse processo acontece duas vezes por ano (Janeiro, Junho/Julho). Porém, somente as pessoas que realizaram o Enem podem participar da seleção. A inscrição não exige pagamento de taxa, pode ser feita através da internet e o candidato às vagas deve selecionar duas opções de curso de acordo com a disponibilidade de cursos ofertados pelo Pronatec.

Pronatec sem Enem

Os cursos técnicos e profissionalizantes pelo Pronatec também disponibilizam vagas sem a necessidade da pontuação do Enem.

Normalmente são vagas oferecidas pelas instituições participantes do programa Pronatec. As formas de conseguir a vaga do curso dependem das exigências de cada instituição.

Para ter informações sobre como se candidatar aos cursos oferecidos no Pronatec é necessário entrar em contato com as instituições participantes para saber quais são os critérios para conseguir a vaga.

Instituições associadas

Como mencionado anteriormente, o Pronatec é um programa inclusivo que aumenta as possibilidades de estudo e qualificação profissional.

As vagas de cursos Pronatec são oferecidas por diversas instituições de todo o país, sejam elas Federais ou de ensino Superior. Sendo que algumas vagas também são ofertadas por institutos de aprendizagem. Confira os a seguir:

  • Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)
  • Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)
  • Senat (Serviço de Aprendizagem do Transporte)
  • Senar (Serviço de Aprendizagem Rural)
  • Sesi (Serviço Social da Indústria)

Cursos gratuitos no Pronatec

Para o conhecimento chegar a todos os cidadãos era preciso buscar um meio gratuito a fim de fornecer educação e qualificação profissional, ou seja, a criação de um programa como o Pronatec. Sendo assim, o governo junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem, disponibiliza a jovens e adultos, centenas de vagas em cursos do Pronatec para toda a população, através da Bolsa Formação.

Bolsa Formação Pronatec

Além de oferecer o curso gratuito através do Pronatec, algumas instituições disponibilizam um auxílio de vale transporte e alimentação para os estudantes.

O benefício só é válido para alunos concomitante, Subsequentes e do Pronatec EJA.

O aluno também pode escolher entre mais de 500 campi de Instituos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para estudo.

E-Pronatec

Algumas pessoas têm a vontade de estudar pelo Pronatec, mas não possuem tempo para assistir as aulas presenciais ou moram muito longe da instituição.

Para resolver essa situação e continuar incluindo a população a fim de ter acesso à educação, o Pronatec fez parceria com a rede e-Tec Brasil. Essa parceria oferece aos estudantes a oportunidade de estudarem à distância.

Desse modo o aluno Pronatec, tem acesso ao conteúdo teórico pela internet e quando necessário, realiza as aulas práticas nas instituições de forma presencial.

Pronatec pelo EJA

Os cursos oferecidos pelo programa Pronatec levam em consideração o histórico do aluno, seja comportamental, escolar e na vida. Por essa razão o Pronatec disponibiliza turmas especiais para alunos oriundos do EJA (Educação de jovens e adultos).

Sendo os cursos oferecidos totalmente gratuitos por meio da bolsa formação Pronatec.

Quem pode participar

Podem participar do programa Pronatec  estudantes e trabalhadores baixa renda que concluiram o ensino médio completo em escola pública ou instituição particular através de bolsa integral.

Os cursos do programa Pronatec são gratuitos e oferecidos para estudo nas redes, distritais, federais, municipais, estaduais, profissional e tecnológica, além dos Serviços Nacionais de Aprendizagem e instituição privada que são habilitadas pelo Ministério da Educação.

Como realizar a inscrição

A inscrição dos cursos Pronatec é realizada na instituição de ensino do interesse do candidato. As oportunidades para se inscrever aos cursos ficam abertas durante o ano inteiro, por isso é preciso ficar atento e acessar o site oficial Pronatec para consultar as vagas e cursos disponíveis em sua região.

Algumas instituições disponibilizam as inscrições online para cursos Pronatec.

É necessário atender alguns critérios para realizar a inscrição:

Ensino médio completo

Participação de programas sociais

Renda familiar mensal até dois salários mínimos.

Atendendo esses critérios, basta acessar o site Pronatec e realizar a sua inscrição.

Caso não encontre a vaga que deseja, existe um formulário no site Pronatec em que é possível solicitar a notificação de novas vagas no curso desejado. Para ficar na lista de espera do Pronatec é só informar seus dados pessoais, município e quais os cursos te interessam. Assim que as vagas estiverem disponíveis pelo Pronatec, será enviado um email com as informações necessárias para inscrição..

Regras para participar do Pronatec

Para concorrer às vagas de cursos Pronatec, os candidatos devem seguir algumas regras. Saibam quais são:

Curso de Formação inicial e continuada (FIC)

Alunos com idade mínima de 16 anos que sejam matriculados em escolas públicas ou particulares com bolsa integral, sendo que os estudantes do EJA também podem realizar a inscrição.

Receber benefícios de renda, como exemplo, bolsa família. Jovens e adultos desempregados também podem participar desde que tenham recebido o seguro desemprego pela segunda vez, num período de 10 anos.

Trabalhadores como agricultores, extravistas, silvicultores e aquicultores têm o direito de participação no Pronatec.

Portadores de deficiência.

Indivíduos quilombolas ou indígenas.

Funcionários do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Curso técnico Pronatec

Qualquer aluno matriculado no Ensino Médio em escola pública.

Pessoas que tenham cursado o EJA e que tenha mais de 18 anos.

Pode participar qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa integral.

Deixe um comentário