Inscrição do Pronatec

Como realizar a inscrição no Pronatec

Deseja participar dos cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos pelo programa governo? Saiba como realizar a inscrição no Pronatec para receber a oportunidade de estudar em cursos gratuitos e agilizar seu processo de inserção no mercado de trabalho, aqui neste artigo.

Programa Pronatec: O que é?

O programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, foi criado em 2011pelo governo federal. O principal objetivo dessa iniciativa é disponibilizar o acesso à educação para comunidade de baixa renda, permitindo que se especialize em uma área que tenha interesse, de acordo com os cursos oferecidos para que se especializem e tenham melhores condições de vida, salário e empregos, através da inscrição no Pronatec e realização do curso técnico.

A ideia de criar o Pronatec surgiu devido à expansão de produtividade brasileira que exigiu e ainda exige um aumento na demanda por mão de obra especializada, portanto, foi preciso a criação de algumas medidas como o Pronatc, para suprir a necessidade da população em relação à educação e trabalho.

Os cursos técnicos e de qualificação oferecidos, materiais didáticos para estudo e inscrição são totalmente gratuitos. Outro benefício do programa é que o candidato ao se inscrever no Pronatec, também pode conseguir o benefício de vale transporte e alimentação através do Bolsa Formação.

Inscrição

  • Quem pode se inscrever

Para realizar a inscrição Pronatec, os interessados nos cursos técnicos e de qualificação, precisam ter concluído o Ensino Médio ou ainda estar cursando em escolas pública; receber um valor inferior a dois salários mínimos familiar, participar de programas sociais como o bolsa família, por exemplo, e ter no mínimo 16 anos de idade.

  • Como é realizada a inscrição

As inscrições podem ser realizadas online através do site oficial ou em órgãos sociais e instituições que participam do programa (faculdades públicas ou privadas, Sistema S – Senac, Senai, Sesi e outras). Página http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Mesmo que realize a inscrição Pronatec, a prioridade das vagas é para candidatos baixa renda que deverão acessar o site do programa e clicar na aba “inscrições” para inserir os dados solicitados (Dados pessoais, curso e região em que deseja fazer o curso técnico).

Ao finalizar a inscrição, aguarde aparecer a lista de cursos disponíveis e  verifique quais as unidades mais próximas do local onde mora para fazer sua matrícula.

Caso apareça um quadrado vermelho informando que não há vagas disponíveis para o curso que escolheu, clique em cima desse quadro e preencha os campos que irão aparecer para ficar na lista de espera.

Quando surgir vagas disponíveis para o curso que deseja fazer, você será notificado por email com as informações necessárias sobre os locais em que tem as vagas, turnos e matrícula.

  • Locais para realizar a inscrição Pronatec

Se por algum motivo preferir realizar a inscrição Pronatec em uma instituição pessoalmente, é possível se dirigir a um CRAS (Centro de referência e Assistência Social) em sua cidade e efetuar o CadÚnico que é o cadastro social para ser usado com inscrição.

Depois que a inscrição no programa for deferida, o candidato deve ir até a instituição na qual escolheu o curso específico para obter informações sobre a matrícula. Tente chegar ao local com antecedência, pois normalmente as matrículas são realizadas por ordem de chegada.

Você pode conhecer as instituições e cursos disponíveis pelo site. Existem o guia Pronatec de Cursos Fic e Catálogo Nacional de Cursos Técnicos que fornecem as informações necessárias para que o candidato não perca os prazos.

Caso a instituição que deseja conseguir a bolsa dos cursos não apareça na lista de cursos disponíveis, busque informações na secretaria ou pesquise outras instituições mais próximas para não perder a oportunidade.

  • Documentos necessários para realizar inscrição

Para realizar as inscrições Pronatec, organize a documentação  necessária e pesquise com atenção o curso que irá escolher para evitar se matricular em algo que não se identifique.

Você vai precisar dos seguintes documentos para realizar a inscrição:

  • RG  e CPF: original e uma cópia

  • Foto 3 x 4 recente

  • Histórico escolar

  • Comprovante de residência

Caso ainda esteja cursando o ensino médio, tenha em mãos o comprovante de matrícula ou declaração escolar para conseguir realizar a inscrição do Pronatec.

Deixe um comentário