Encceja: O que é e como funciona

Sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja é um exame que destinar-se à certificação de ensino para as pessoas que não conseguiram concluir a Educação Básica dentro da idade correta. A primeira vez que este exame foi aplicado foi no ano de 2001, porém a certificação do Ensino Médio passou a ser função do ENEM, em 2009.

Em 2017 esta responsabilidade voltou a ser do Encceja, já que o ENEM sofreu mudanças e deixou de emitir certificados do Ensino Médio.

O exame do Encceja é aplicado em várias cidades do país e também no exterior, visando garantir o direito dos brasileiros que não concluíram os estudos básicos na idade apropriada.

Atualmente o exame avalia as competências, saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Brasileiros no exterior

No caso dos brasileiros que moram no exterior, o exame é realizado por meio de uma parceria entre MEC, Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (instituição responsável pelo Encceja) e as representações diplomáticas brasileiras que se encontram nos locais onde as provas são realizadas.

Certificados

A reponsabilidade de emitir os documentos certificadores é das Secretarias Estaduais de Educação, que aplicam o Encceja firmando um acordo com o Inep. A certificação é reconhecida em todo o país e também no exterior, como os demais diplomas de educação básica que o Governo Federal reconhece.

Porém, é necessário destacar que o Encceja não pode substituir a nota do ENEM nos processos de seleção para o Sisu, Fies e Prouni.

Como são as provas do Encceja

Os exames que o Inep realiza, e neste caso o Encceja é feito desta forma, se baseiam em um conceito denominado de Matrizes de Referência. Ou seja, que indica habilidades e competências que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

Estas características revelam as condições cognitivas que jovens e adultos possuem em realizar, compreender e analisar tarefas e atividades que se relacionam com as áreas do conhecimento.

As provas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos contam com 30 questões de cada área de conhecimento, com quatro alternativas cada, além da redação. São realizadas durante um único dia, com as avaliações aplicadas no turno da manhã e da tarde.

Elas são estruturadas da seguinte maneira:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para a redação é exigido uma produção textual em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, com a temática de ordem social, científica, cultural ou política.

O Inep coloca à disposição, em sua página da internet, todo o material pedagógico para apoiar os participantes que desejam se preparar para realizar o exame. Este material contém:

  • um volume introdutório;
  • quatro volumes de orientações aos professores;
  • oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio).

Inscrições para o Encceja

O Encceja tem suas inscrições abertas uma vez por ano. Elas são realizadas somente pelo portal da internet do Inep, de acordo com editais públicos, que são publicados a cada edição.

As inscrições são totalmente gratuitas e não são obrigatórias, podem ser feitas de forma voluntária. Ao contrário do Enem, que para prestar a prova, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição.

Como funcionam os resultados do Encceja

Após a aplicação da prova do Encceja, é necessário aguardar em média três meses para a divulgação dos resultados, que ficam disponíveis no site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para acessar os resultados no portal, basta o estudante entrar com login e senha.

Caso aprovado, o aluno do ensino regular, EJA e PPL, deve entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação para obter o seu certificado. É possível também fazer a solicitação de um Certificado de Declaração de Proficiência das disciplinas aprovadas.

Deixe um comentário