Bolsa Formação

Deseja mudar sua vida e conseguir um bom lugar no mercado de trabalho? É possível realizar esse desejo através da Bolsa Formação Pronatec, que é oferecida pelo Governo Federal para dar a você oportunidade de acesso a educação e colocação profissional no mercado de trabalho.

Saiba como participar do programa Bolsa Formação Pronatec, aqui neste artigo.

O que é Bolsa formação

A maioria das pessoas não sabe, mas o governo disponibiliza oportunidades de estudar gratuitamente através de cursos oferecidos por programas como o Bolsa Formação Pronatec.

O Bolsa Formação faz parte do Programa Nacional de Ensino Técnico e emprego (Pronatec) que é um projeto criado pelo governo para dar acesso à educação para pessoas com baixa renda, através de cursos tecnólogos e de qualificação profissionais gratuitos.

Essa iniciativa do governo com o programa Bolsa Formação Pronatec, proporciona oportunidades para trabalhadores e jovens que almejam um futuro melhor, sendo o principal incentivo para a construção de uma carreira profissional para cada cidadão.

A Bolsa Formação oferece cursos em escolas públicas federais, estaduais, instituições de ensino superior vinculadas com o programa e o Sistema S ( Senac, Senai, Senar e Senat). Além da gratuidade no curso, o estudante recebe material didático, auxílio alimentação e transporte.

Quem pode participar?

Primeiro é preciso atender os requisitos para participar do Bolsa Formação Pronatec, são eles:

  • Ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral, no caso de escolas particulares. Se estiver cursando o ensino médio a idade mínima para inscrição é de 16 anos.
  • Estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro único de programas sociais) ou ser beneficiário de programas assistenciais como o bolsa família, por exemplo.
  • Pessoas desempregadas, agricultores familiar, silvicultores, extrativistas e pescadores.
  • Povos indígenas ou que pertençam a comunidades quilombolas.

Se você atender algum desses requisitos é possível se inscrever para o Bolsa Formação Pronatec e conseguir se matricular nos cursos oferecidos.

Como funciona o Bolsa Formação do Pronatec

Ao verificar as exigências para participar do Bolsa formação Pronatec, acesse o site oficial para verificar os cursos disponíveis em cada instituição de ensino.  

Assim que encontrar o curso que seja do seu interesse é só realizar a inscrição no site informando seus dados pessoais. A inscrição pode ser feita a qualquer momento, mas não significa que você será matriculado, pois é preciso contatar a instituição de ensino para saber se tem algum tipo de seleção e regra específica para realizar a matrícula do Pronatec.

Posteriormente, quando estiver matriculado será possível receber o Bolsa formação.

Se o curso que deseja não tiver vagas disponíveis, você poderá solicitar a notificação de novas vagas no site, que entrará em contato por email quando tiver disponibilidade para inscrição.

O Pronatec divide os cursos oferecidos gratuitamente em qualificação profissional e técnico profissionalizante.

Ter uma formação profissional gratuita e receber o Bolsa Formação Pronatec é uma ótima oportunidade para crescer no mercado de trabalho.

Edital

No edital para o Pronatec podemos conferir as informações sobre datas de processos seletivos, provas, matérias a serem estudadas e outras informações.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), está atuando e incluindo a formação de cidadãos para preencherem as vagas referentes à mão de obra em setores técnicos de empresas. A formação e qualificação de mais profissionais pelo Pronatec têm contribuído para inserir adultos e jovens no mercado de trabalho.

Tipos de Bolsas

Os candidatos que desejam a Bolsa Formação Pronatec, precisam conhecer a divisão dos tipos de bolsa oferecida.

Bolsa Formação do Trabalhador

Nesse caso, são oferecidos cursos de qualificação profissional com uma curta duração, no máximo 160 horas de estudo. São destinadas vagas, apenas aos beneficiários do programa de inclusão produtiva do governo como o seguro-desemprego.

Bolsa Formação do Estudante

Para formação de estudantes, os cursos oferecidos são os técnicos profissionalizantes que possuem duração de 800 horas.

Inscrições

A sua inscrição para o bolsa formação, deve ser realizada na instituição de ensino parceira do Pronatec ou pelo site Pronatec Bolsa Formação, assim que forem divulgadas as vagas.

Basta acessar o site e preencher as informações que serão solicitadas pelo Pronatec, depois clique em pesquisar. Em seguida confira as informações referentes ao curso que você deseja participar, se houver vagas para inscrição, vá até a instituição e realize sua matrícula.

Caso não haja vagas disponíveis no curso escolhido, solicite a notificação de novas oportunidades pelo site, que entrará em contato por email para fornecer as informações necessárias.

Deixe um comentário